Atitudes e/ou habilidades?

Celso Feijó
2 min readOct 6, 2022
Photo by Alternate Skate on Unsplash

Existem algumas habilidades comportamentais que são muito importantes para qualquer liderança. As chamadas soft skills são àquelas competências pessoais e sociais que facilitam as relações humanas e permitem se desenvolver com sucesso em qualquer âmbito da vida, incluindo o profissional. Automotivação e iniciativa, inteligência emocional, capacidade para trabalhar em equipe, adaptabilidade, ética, gestão de conhecimento, capacidade para solucionar problemas e intraempreendedorismo são alguns exemplos de competências bem valorizadas pelo mercado. Porém, existem algumas atitudes que são intrínsecas em um bom líder, como por exemplo:

1. Questionar

O líder criativo deve sempre buscar por ideias diferenciadas, sem deixar de se perguntar quais são os resultados que aquela ideia dará, e qual é o melhor caminho para executa-la. No dia a dia, se você ouvir de alguém ou pensar, “ah, é assim que as coisas são” pode parar e questionar “porque?”.

2. Buscar por mais conhecimento. Sempre!

Já diziam que conhecimento nunca é pouco. Novas informações sobre os mais variados assuntos são indispensáveis para saber lidar com situações que podem surgir. O líder não precisa ser especialista em todas as áreas, mas deve saber o bastante para discutir novas ideias com os membros de sua equipe.

3. Praticar a Experimentação

Criar é massa, mas não basta só apresentar novas ideias, é preciso também experimetá-las. Colocá-las em ação. A liderança inovadora sempre está ativa, experimentando algo novo e aperfeiçoando e aprendendo com os seus resultados durante o processo.

4. Comunicar-se com clareza

Extremamente importante! Liderar é transmitir uma visão para outras pessoas. Agora, isso só é possível quando você desenvolve as suas habilidades de comunicação. Explique claramente o que espera de sua equipe e transmita feedbacks precisos sobre o que pode ser melhorado.

5. Investir em programas de inovação

Investir no seu desenvolvimento profissional, assim como no de seu time, é fundamental para crescer em todos os aspectos. Procure uma plataforma de cursos que permita que profissionais alavanquem seu potencial e desenvolvam habilidades em gestão da inovação, metodologias ágeis, programas de ideias, e assim por diante, construindo uma equipe criativa e apta a multiplicar os esforços da liderança.

#LiderançaCriativa #liderança #gestão #criatividade #inovação #atitude #marketing

--

--

Celso Feijó

Marketing and Communications Director at LayBack I Creative Director I Leadership I Brand & Marketing Consultancy I IG @celsofeijo