Liderança criativa em movimento

Celso Feijó
2 min readJul 5, 2022
Photo by Warren Wong on Unsplash

Hoje em dia, os líderes devem ter um estilo inovador de gestão, que traz benefícios para profissionais e empresas.

Ok….e?? Mas que estilo inovador é esse? Quais benefícios?

Take it easy my brother Charlie. Vou explicar tudinho.

Como obviamente o nome sugere, a liderança criativa é um modelo focado muito mais em criatividade do que em competitividade. Mas olha só, não é necessário você ser criativo de agências de propaganda, nem empresário ou dono de um negócio para adotar a liderança criativa! Ela pode ser útil para quaisquer profissões e contextos. Beleza?

O adjetivo se refere à sua competência em encontrar novas respostas e maneiras de solucionar problemas, mantendo a relevância e aumentando a rentabilidade das empresas.

Ou seja, uma coisa é ter MBA, doutorado, pós e o escambau, outra coisa é ter as manha!

O lance é o seguinte, os líderes precisam usar a criatividade para se adaptar às mudanças do mercado atual, cujas principais características são chamadas por aí de VUCA = VOLATILE / UNCERTAIN / COMPLEX / AMBIGUOUS (sigla em inglês para Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).

Desafiador né?! Fala aí?!!!

O desenvolvimento das tecnologias, os avanços da indústria 4.0 e a globalização, empurram nosso mundo para uma velocidade cada vez maior de acontecimentos simultâneos. É um turbilhão de volume e impacto sem limites, o que tem gerado novas demandas e influenciado todas as esferas da nossa sociedade.

E nesse momento o que o mundo corporativo debate muito são as qualidades de um bom líder. Saber escutar, ter bastante desenvoltura com as soft skills, ter a capacidade de inspirar a sua equipe e principalmente de não de possuir os vícios já ultrapassados de autoritarismo e isolamento.

Hoje, liderar nesse mundo doido chamado de VUCA significa aceitar os riscos e tomar atitudes que diferenciam a empresa no mercado para que sua presença seja ativa, relevante e inovadora. E a criatividade se tornou a principal prioridade para a sobrevivência da maioria das organizações. Se liga na dica: É preciso ser criativo e inovador para impulsionar o progresso das organizações, permitindo que mantenham uma vantagem competitiva sobre as demais.

A liderança criativa traz movimento, desafios, novidades para encaminhar a empresa rumo aos objetivos desejados, driblando as influências negativas e aproveitando as oportunidades deste mercado imprevisível.

#LiderançaCriativa #liderança #criatividade #inovação #gestão

--

--

Celso Feijó

Marketing and Communications Director at LayBack I Creative Director I Leadership I Brand & Marketing Consultancy I IG @celsofeijo