Os 5 elementos

Celso Feijó
2 min readJul 27, 2023
Photo by Nadine Shaabana on Unsplash

Você já parou pra pensar quais são os elementos que compõem o conceito de liderança? Pois é, muitas vezes vejo líderes focados apenas em resultados do time mas se esquecem do básico para que esse mesmo time tenha a sinergia necessária para ter uma boa performance alinhada com a liderança.

O líder precisa além de inspirar, dirigir seu time, apoiar, se responsabilizar pelas decisões e principalmente, dar espaço e reconhecimento para seus parceiros de trabalho.

1. Direção clara

Esse é o trabalho número um do líder: dar uma direção clara à sua equipe. Defina quais são as metas e os objetivos. Às vezes, a direção clara é tudo que uma equipe precisa.

Nessas instruções, lembre-se de incluir também informações sobre as suas expectativas com relação ao trabalho e à atuação de cada equipe ou colaborador.

2. Apoio

Sua equipe faz a maior parte do trabalho operacional e, como líder, é seu trabalho proporcionar tudo o que eles precisam para serem bem-sucedidos.

Tenha em mente que liderança não é sobre dar ordens e ser servido pela equipe. Trata-se, ao contrário, de ter um diálogo correto com ela, e ao mesmo tempo dar apoio e direcionamento.

3. Accountability

Em português, a tradução mais próxima seria “responsabilidade”, mas a palavra é insuficiente para traduzir corretamente a ideia.

O conceito de “accountability” carrega uma noção de uma virtude moral que o líder deve desenvolver para tomar para si a responsabilidade sobre as decisões tomadas. Um bom líder assume as consequências das suas escolhas, sem deixar que elas respinguem na equipe — afinal, ele é o “capitão do time” e responsável pelo rumo das coisas.

4. Espaço

Outro dos elementos essenciais da liderança é dar à equipe espaço para o desenvolvimento das suas atividades. Apoie sem cair na tentação de microgerenciar o trabalho de cada colaborador. O microgerenciamento não é apenas frustrante e desmotivador, mas também pode levar a erros, pois coloca sua equipe sob estresse desnecessário.

5. Reconhecimento

Um dos mais importantes elementos essenciais de liderança, o feedback positivo é fundamental para construir uma equipe que consegue resultados incríveis. É surpreendente a resistência de muitos líderes para reconhecer o sucesso de seus colaboradores. Isso deve ser mudado com a implementação de uma cultura saudável de comunidade, que propõe o diálogo, a interação e reconhece o esforço da equipe.

Se você quer se tornar um líder melhor ou deseja que seu time obtenha melhores resultados, aproprie-se desses 5 elementos essenciais da liderança e comece a praticá-los no seu dia a dia de trabalho.

--

--

Celso Feijó

Marketing and Communications Director at LayBack I Creative Director I Leadership I Brand & Marketing Consultancy I IG @celsofeijo